As Viagens e o Turismo poderão mostrar uma evolução significativa em 2022
Um novo estudo do Conselho Mundial das Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council - WTTC) identificou a possibilidade de recuperação das viagens ser bastante elevada nos Estados Unidos em 2022.
De acordo com a perspectiva de recuperação apresentada pela WTTC e a Oxford Economics, a indústria das viagens e Turismo nos EUA poderia atingir 2 triliões de dólares americanos (*) de contribuição para o PIB deste país e exceder já este ano os níveis pré-pandémicos em 6,2 por cento.
Os dados sugerem que as despesas de viagens domésticas nos EUA poderão atingir mais de 1,1 triliões de dólares americanos (*) em 2022, ultrapassando os níveis pré-pandémicos em 11,3 por cento.
Em contraste, as despesas dos viajantes internacionais poderão registar um crescimento de 113 mil milhões de dólares americanos durante o ano, atingindo quase 155 mil milhões de dólares, menos 14% do que os níveis de 2019.
"A nossa última previsão mostrava já que a recuperação do sector está a evoluir significativamente este ano, à medida que o número de contágios pela Covid-19 diminuem, e os viajantes continuarem a beneficiar da protecção oferecida pelas diversas doses de vacina ministradas. À medida que as restrições de viagem diminuem, e a confiança dos consumidores regressa, esperamos uma bem-vinda libertação da procura reprimida dos últimos anos em relação às viagens e turismo, que daria boas perspectivas para o sector, se também ocorresse, em simultâneo, uma forte recuperação económica, que seria um forte incentivo para os consumidores", afirmou a presidente do WTTC, Julia Simpson
A WTTC identificou também que se o crescimento do número de vacinados continuar a crescer ao ritmo actual, e as restrições às viagens internacionais forem atenuadas, o emprego no sector poderá também ultrapassar os níveis pré-pandémicos, atingindo quase 16,8 milhões de postos de trabalho, isto é 200.000 postos de trabalho acima dos níveis pré-pandémicos.
Novas pesquisas da ForwardKeys revelaram entretanto que as reservas de entrada nos EUA durante o período da Páscoa aumentaram 212% em comparação com o mesmo período do ano passado. As reservas para viagens de Verão registaram um salto de 58% este ano, com as reservas internacionais a aumentar 87% em relação aos níveis pré-pandémicos.
"A boa notícia é que as nossas perspectivas transmitem uma mensagem clara: se estiverem reunidas todas as condições, o sector das Viagens e Turismo pode recuperar proporcionando benefícios económicos e emprego que já não víamos desde antes da pandemia", disse a presidente do WTTC. " Neste sentido, encorajamos os líderes mundiais a considerar, os benefícios económicos e de emprego, e o aumento da confiança dos consumidores, permitindo que os viajantes totalmente vacinados circulem livremente".
Na semana passada, o WTTC revelou que a contribuição da indústria do turismo para a economia global poderá atingir 8,6 biliões de dólares americanos (*) este ano, apenas 6,4 por cento abaixo dos níveis pré-pandémicos.
(*) usada terminologia anglo-saxónica
09 Fevereiro 2022